terça-feira, 20 de abril de 2010



* SAI CORRENDO, FALAR ALTO, FICAR QUE NEM LOUCO, DIZER QUE NÃO QUANDO TEM QUE DIZER QUE SIM, DIZER QUE SIM QUANDO SE QUER FALAR NÃO... FICAR EM LUGAR SEM QUERER FICAR POR MAIS UM SEGUNDO....ATENDER UM TELEFÔNEMA TODAS AS MANHÃS, SABENDO QUE TEM UMA COBRANÇA POR TRÁS DISSO, TALVEZ NÃO SEJA UMA COMBRANÇA RUIM, TALVEZ SEJA APENAS UMA LIGAÇÃO.

D. de Um Ator.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

       Mentir é necessário em algumas horas...Omitir é preciso certas vezes...Falar a verdade é um degrau muito alto, mais vale a pena arriscar subir!

D. do Ator.

sábado, 3 de abril de 2010

Ser Livre..Ter o poder de escolha...



    Ser Livre..Ter o poder de escolha...Não ficar devendo para ninguém...Essas são as coisas mais importantes para você conseguir tudo o que você quer...ficar devendo algo...é muito mais do que o próprio dever...é a convivência...é a cobrança de um outra forma...é um ser que perde seu encanto, sabendo que você está errado você terá que olhar e sorrir...e concordar e omitir muitas vezes...isso tudo por causa que você não consegue se livrar...não ter mais tanta intimidade...você nas consegue mais dizer não...você não consegue para de pensar que você está fazendo a coisa certa....mais lembra-se...siga sempre o seu coração..além do mais se você não tem hoje...

    Daqui a pouco você terá a sua liberdade e suas próprias opiniões...e assim você conseguirá acertar e errar...mais terá orgulho de dizer..."fui eu que quis...você não tem que falar nada..." e apenas dar um sorriso de lado...e sair...apenas sair...trocar de assunto...é você...só você...que pode mudar essa história...Afinal...Essa é sua História...a mais importante de todas...Sua Vida...


D. do Ator.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Perguntar, Responder e Personalidade..

Texto

Sopro..Soprar...Soprano...SOS.....Cuidado...Pessoas...Boa...Ruim...Deus..Somente Deus...Sonhe ...Sempre...Vento que trás e leva...Vento que espalha...Fogo que queima..Que apaga...Que ajuda a fazer formas...Que muda...Que deixa tudo igual...Preto..Branco...Amerlo...Roxo...Soco...Carinho e Atração...Traços...Linhas, Palavras que tem um Sopro !!!








D. de Ator !

terça-feira, 9 de março de 2010

A mão e a cultura humana

A importância da mão na cultura humana – como órgão que “segura” (o poder) - está patente em muitas expressões como, por exemplo:
• ”Conheço-o como a palma da minha mão"
• ”Em segunda mão” (que já teve outro possuidor)

• ”Governar com mão de ferro ou com pulso de ferro”

• ”… à mão direita de Deus-pai...”.

A grande capacidade de movimentos da mão permitiu ao homem - desenvolver as língua de sinais, não só para melhorar a comunicação entre surdos, mas também para utilizar em situações especiais, como no teatro e entre navios ou pessoas que se encontram fora do alcance do ouvido, mas que se podem observar entre si.

Dá-me as Tuas Mãos
As mãos foram feitas para trazer o futuro, encurtar a tristeza, encher o que fica das mãos de ontem intervalos
(duros, fiéis) das palavras, vocação urgente da ternura, pensamento entreaberto até aos dedos longos pelas coisas fora pelos anos dentro.

Vítor Matos e Sá, in 'Companhia Violenta'


Certa vez eu perdi a oportunidade de assistir um espetáculo que falava justamente isso, sobre a mão, onde a mesma mão que bate é a que acaricia...Mão que fala, mão que se estende, mão que fala sobre sua vida...Mão que mostra cada passo da sua existência humana...Mão que trabalha...Mão que lê. E que vê... Que aponta...Chama...Determina...Que pula...Avança...E o mais importante...Que aplaude!!!!!!!!!

D. do Ator

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Enfim, Um Artista!

Nesse final de semana, achei uma reportagem na revista PODER - Jocye Pascowitch, um apredizado de um senhor chamado Frans, é simplismente maravilhosa, extraordinario o que ele fala sobre a arte. 

Para que todos tenham a oortunidade de ler sei que
muitos não se interessam, porém, a sabedoria desse Brasileiro, que nasceu na Polônia é fantastica... 

A reporter comessa dizendo o seguinte - Não é facíl intrevistar Frans... 

Quando perguntam a ele sobre;

PODER 

- Essa palavra não deveria existir. Poder é ditadura.

ARTE? 

"Estamos esperando que abram as portas para a arte entrar neste novo século. Se a arte não acompanha a evolução do homem, que arte é essa? Não sabem mais como se exprimir. Aí vem a Bienal com uma sala vazia. Não querem saber o que está acontecendo, não querem dialogar ou discutir. Trata-se de um grupinho que "tem pregos" e fazem o que querem com isso sem saber o que está acontecendo no mundo. Concretismo...(pausa) Até hoje é isto que foi a arte brasileira. Arte Brasileira não existe, mas existe arte feita no Brasil.

BATALHA 

"Meu único objetivo não é de hoje. Logo depois da guerra, eu queria fugir de qualquer modo do homem. Quanto mais longe, mais feliz seria. Mas onde se esconder? Não é facíl. A minha briga é a favor da vida e expressa a revolta não é simples. Se gritar, é capaz de me colocarem no hospital de doidos. A única saída é me expressar com o trabalho. Gostaria de pegar todo esse material que sobra depois de uma queimada e mostrar o que resta assim como gostaria de mostrar um campo de concentração depois da guerra com aquelas montanhas de lixo e homens jogados ali. Minha vida é meu trabalho. E a minha luta também."
(Você pode ver a entrevista completa na revista PODER - Joyce Pascowitch de Dez. 2008


O modo que ele pensa é simplismente incrível.

D. de Ator


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Teste do Sofá


O velho e conhecido teste do sofá, será que existe?


A resposta é SIM existe.


A grande questão é que se alguém passou por esse teste, ninguém vai comentar sobre o assunto, existem diretores e produtores que buscam exatamente isso, pessoas que querem aparecer de uma forma "miojo" (rápido e instantâneo) e colocam essas pessoas que se consideram atores e atrizes no seu sofá. A grande questão é, você iria? Não vamos ser hipócritas aqui e dizer que "não" e nem que "sim" não é verdade... O ator em si, já tem um algo que é só dele a personalidade, eu nunca vi um ator que não tenha uma personalidade forte, as vezes engraçada, pessoas grossas, totalmente simpáticas e assim por diante...



D. do Ator

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Que Abram as Cortinas....


Que abram as cortinas...

       Quando comecei a me interessar pela arte de representar, na minha cidade tinha um pequeno núcleo de atores, eles se reuniam duas vezes por semana, onde faziam peças teatrais para toda a cidade eles descobriram um universo muito mais abrangente que qualquer ator possa vivenciar, lembro-me como se fosse hoje, era uma tarde onde estava sozinho o tempo estava fechado com nuvens cinzas escuras, muito vento e foi naquela tarde que vi esse tal grupo fazendo uma apresentação para 5 pessoas...

     Parei, fiquei observando cada detalhe, marquei cada rosto dos atores e fiquei até o último aplauso. E foi ali que comecei a entender todo esse universo.



Michael Chekhow, já dizia o verdadeiro ator é aquele que se imagina em várias pessoas, resumindo é como se você tivesse um óculo 3D e que saísse na rua vendo as pessoas e imaginando - Como elas são? Da onde vem? O que ela/ele está pensando? E na nossa cabeça fica somente um pensamento, o que é o ator, se não é o dom de representar as coisas mais incomuns para os seres comuns?




D. do Ator